Já parou para pensar em quantos problemas você poderia evitar na sua produção se tivesse um medidor de vazão temporário?

Existem algumas situações na indústria que indicam a necessidade da utilização deste equipamento, por exemplo, na confirmação do funcionamento de uma bomba que acabou de passar por manutenção. Neste caso, um equipamento de instalação temporária te ajuda a saber se a bomba está trabalhando de forma parametrizada com a demanda da leitura de vazão estabelecida pelo instrumentista.

Vamos falar sobre a importância de adotar esta prática na sua indústria e em quais casos ela é essencial?

Na indústria, tudo pode acontecer

O dia a dia de uma planta industrial não é nada monótono. Periodicamente, são realizadas análises de produção que dizem tudo sobre a qualidade de um produto e a utilização inteligente da matéria-prima dele.

Quando falamos de matéria-prima, muitas regras e leis estabelecidas por órgãos competentes entram em jogo, como a quantidade limite de cloro que uma estação de tratamento de água pode receber. Para fazer este trabalho, utiliza-se um medidor de vazão, que é o responsável pela aferição de dados e por indicar sempre que há a desregulagem no processo.

É comum que as empresas sofram com problemas deste tipo em diversos pontos da produção e elas precisam estar preparadas para lidar com eles, para que não percam material e não atrasem a programação estabelecida para entrega de produtos.  Mas será que estas avaliações precisam sempre estar atreladas a problemas inesperados?

Receba nossos conteúdos!

O medidor de vazão temporário pode te ajudar!

Saber se a bomba está trabalhando de forma efetiva, demanda uma leitura de vazão durante alguns dias. Neste caso, você não precisa fazer a instalação de um medidor de vazão definitivo, mas pode utilizar um medidor de vazão temporário para fazer esta aferição.

O medidor de vazão temporário vai agir da mesma forma e com a mesma efetividade que o definitivo. A diferença é que é utilizado apenas em situações que não carecem de paradas na produção para agir, ou seja, você pode avaliar o desempenho de um equipamento específico sem perder tempo ou dinheiro.

Além de ser utilizado para avaliar o desempenho de bombas que passaram por manutenção recente, o medidor temporário pode servir para verificar se a calibração do medidor definitivo está em dia. Esta checagem previne problemas e evita paradas não programadas.

O medidor temporário também pode ser útil para detectar vazamentos na tubulação de material e identificar quando uma linha longa sofre com furto de matéria-prima.

Entenda a diferença: medidor de contato x sem contato

Se a sua linha de produção requer um medidor de vazão por contato, ou seja, se exige que o medidor passe por um contato físico com a matéria-prima para aferir as quantidades da linha de produção, então você somente poderá optar por um medidor definitivo, já que precisará programar uma parada na linha de produção para instalação deste equipamento na tubulação.

Mas se a sua indústria utiliza medidores de vazão sem contato, então poderá fazer uso das soluções temporárias sempre que necessário, já que elas não precisam de paradas programadas para serem instaladas.

Leia também:  Manutenção preventiva – por que realizar em instrumentos de medição?

Serviço de medição da Technoflow

Os medidores de vazão temporários da Technoflow podem ser locados pela sua empresa. E o melhor: com o acompanhamento de uma equipe técnica que realiza a visita periódica para auxílio na aferição e instalação do equipamento.

Os técnicos da Technoflow poderão também fazer uma avaliação completa na sua planta industrial para identificar todos os locais que necessitam de atenção para te ajudar a evitar perdas de materiais inesperadas.

Entre em contato conosco!