Sabemos que medição de vazão pode ter diversas aplicações, uma delas é a identificação de vazamentos entre fases do processo industrial. Perder material na linha de transmissão causa prejuízo financeiro e atraso na programação de entrega da linha de produção.

É isto mesmo. A perda de material no equipamento de transmissão é, muitas vezes, a culpada pela falta de componentes para finalizar uma mistura ou reação. E como nem todas falhas podem ser corrigidas ao decorrer do processo de produção, muitas indústrias acabam por perder lotes inteiros, por não realizar o procedimento correto dos medidores de vazão, com equipamentos de instrumentação em perfeito funcionamento.

Receba nossos conteúdos!

Realize o cálculo medição de vazão corretamente

Tudo se determina já no planejamento da produção. É nesta fase que a equipe de engenharia precisa estipular corretamente a quantidade de matéria-prima que passará pela linha de transmissão, sendo a vazão calculada em volume (vazão volumétrica) ou massa (vazão mássica).

Para avaliar o melhor cálculo de medição de vazão, primeiramente, deve-se identificar o tipo de instrumento de medição utilizado na produção e entender sua aplicação. É importante saber o tipo de fluido que será medido no equipamento de vazão e controlar, além de suas condições de temperatura e pressão, as condições ambientais que cercam o processo. Desta forma, é possível evitar gastos desnecessários e perdas contínuas de matéria-prima.

A vazão é considerada a terceira grandeza que mais se é medida nos processos industriais e, por isso, é preciso estar atento a alguns fatores que podem causar variações na medição de vazão, tais como: o tipo do fluido que passa pela linha de transmissão, a condutividade elétrica e transparência, os custos e espaço físico disponíveis e as diferentes condições termodinâmicas.

Leia também: Qual a importância de realizar o cálculo de vazão corretamente?

Confirme a calibração do medidor

Você já parou para pensar quanto dinheiro e material você perdeu até agora pelo simples fato de ter em sua linha de produção um equipamento de medição de vazão descalibrado?

Isso é mais comum nas indústrias do que você imagina. Muitas empresas acabam operando equipamentos que não estão fazendo a vazão correta na linha de transmissão pela simples falta de checagem. O resultado disso no fim do mês? Perda de tempo, dinheiro e matéria-prima.

Por isso, lembre-se de manter seus instrumentos calibrados e de fazer a confirmação da calibração periodicamente, para evitar surpresas.

Leia também: Manutenção preventiva – Por que realizar em instrumentos de medição?

Identifique a fase da vazão e adote a manutenção preventiva

Se a sua indústria já está sendo prejudicada com a perda de matéria-prima, é hora de identificar em qual fase da vazão mora o problema. Aloque um técnico de instrumentação para fazer esta verificação e escolher a melhor forma de calibração para a sua linha de produção e realize a manutenção dos seus equipamentos antes que a perda de material comece a afetar ainda mais sua empresa.

A calibração no laboratório TECHNOFLOW é realizada dentro de padrões de alta qualidade e precisão, todos com certificados RBC Inmetro e das normas exigidas ISO/IEC17025 e ISO4185. Além disso, a Technoflow possui um serviço móvel de laboratório de calibração que realiza o trabalho in loco, o que garante a velocidade no atendimento, para que você não tenha mais perdas inesperadas.

Entre em contato conosco!