Inicialmente, podemos definir a instrumentação como a ciência que estuda, aplica e desenvolve o controle nos processos industriais e instrumentos de medição. A partir da instrumentação, também se adequam os equipamentos de transmissão, medição, indicação e registro das variáveis que são controladas a partir da automação industrial.

As principais variáveis controladas dentro de um processo industrial em que a instrumentação está presente são:

  • Pressão;
  • Nível;
  • Vazão;
  • Temperatura;

Como surgiu a Instrumentação Industrial?

Pode-se dizer que surgiu na década de 40, com o avanço dos instrumentos pneumáticos de controle. Esta instrumentação industrial de forma pneumática foi muito importante para o avanço do controle de processos, porém logo foi substituída devido à evolução tecnológica. A partir dos anos 50, estudos para implantação dos instrumentos eletrônicos foram iniciados.

Nos anos 70 foi colocado em prática a utilização destes equipamentos eletrônicos, despontando como um grande avanço – a adoção na indústria foi rápida e positiva devido à sua facilidade de aplicação e robustez no processo como um todo.

Receba nossos conteúdos!

Como se diferencia da Automação Industrial? 

Entende-se a automação industrial como colocada em prática a partir da eficiência e da melhora das técnicas de medição, através do desenvolvimento de sistemas que visam minimizar a intervenção do homem em seus processos, contribuindo com a redução de custos.

Já a instrumentação industrial disponibiliza as informações do processo de uma planta industrial, aumentando confiabilidade desses processos.

Vale a pena salientar que ambas as áreas funcionam em conjunto, uma vez que a instrumentação e a automação industrial estão presentes e ligadas na linha de produção.

Como funciona a Instrumentação Industrial? 

Conforme já citado, a instrumentação industrial visa tratar de dispositivos e técnicas de controle para otimizar e melhorar o desempenho das plantas industriais e todos os seus processos de transformação que ali ocorrem, assim como garantir e promover o aumento da segurança para os equipamentos e as pessoas.

A instrumentação industrial presta um papel importante para a indústria, pois a partir da sua atuação é possível garantir leituras adequadas dos indicadores que são gerados pela produção.

Como observação importante, a manutenção e o fornecimento destes instrumentos de medição e controle é essencial, já que o ponto forte da instrumentação industrial são estes instrumentos.

Ter um serviço adequado de manutenção através de parceiros qualificados pode fazer a diferença quando se está implantando e mantendo a instrumentação industrial. Por exemplo, a partir de um bom acompanhamento dos Medidores de Vazão (a Vazão é uma das variáveis que são controladas num processo industrial) pode-se garantir que as quantidades corretas de material fluam através do sistema, e posteriormente o cálculo adequado desta vazão. Essa garantia é importante para todo o sistema produtivo, visto que o excesso ou a falta de material pode acarretar em perdas financeiras, falhas de segurança e levar inclusive a questionamentos contratuais pelas partes envolvidas no processo de transformação.

Outro exemplo importante é a Calibração dos instrumentos de medição. A calibração é tão importante quanto a aplicação adequada destes instrumentos, em virtude de garantir que os dados obtidos estejam sendo lidos de forma correta. E essa ação é fundamental para garantia da aplicação satisfatória de toda a Instrumentação Industrial.

Leia também Manutenção Preventiva – Por que realizar em instrumentos de medição?

Quais serviços e para quem são prestados?

Os serviços prestados pela TechnoFlow são essenciais para manter os Instrumentos de Medição em pleno funcionamento. A calibração correta destes equipamentos é um ponto muito importante para uma Instrumentação Industrial. Outro ponto que pode ser abordado é o reparo destes equipamentos, como: válvulas de controle, medidores de vazão e transmissores de pressão. Todos estes serviços são oferecidos pela TechnoFlow, que é capaz de reparar e prestar a manutenção adequada para instrumentos de diversos fabricantes e modelos.

Quais os profissionais envolvidos no processo de Instrumentação Industrial?

Os profissionais envolvidos no processo de instrumentação industrial são geralmente Engenheiros de Instrumentação ou Técnicos em Instrumentação. Profissionais da área de automação industrial também estão intimamente ligados a instrumentação, já que estudam disciplinas semelhantes e complementares, o que reforça a ligação entre as duas áreas.

Os graduados nesta área do conhecimento são responsáveis por manter os sistemas operando de forma satisfatória, assim como de projetar e montar estes sistemas de produção industrial a partir das informações e requisições do projeto.

Conheça a TechnoFlow, empresa especializada em Instrumentação Industrial

Como vimos, a área de instrumentação industrial é muito importante para todo o setor produtivo, pois que alinhada com a automação industrial mantém a produtividade e o desempenho satisfatório, cuidando de indicadores, dados e controle do processo de produção.

A TechnoFlow é uma empresa  especializada  na área de instrumentação industrial  tem como objetivo fornecer um serviço  calibração e manutenção em instrumentos com  alta qualidade atendendo a normas e certificações nacionais e internacionais

Para conhecer um pouco mais sobre a TechnoFlow e ter um diagnóstico sem custo nas instalações da empresa, a fim de checar a medição e calibração dos seus instrumentos de vazão, entre em contato com o nosso time de especialistas!

Entre em contato conosco!