A escolha correta do instrumento de medição de vazão e das ferramentas para o cálculo de vazão é de vital importância para todo o processo industrial.

Como sendo uma das grandezas mais aferidas e utilizadas pela indústria, sua variação através de erros em cálculos pode impactar o resultado da companhia.

Receba nossos conteúdos!


Importância da medição da Vazão

A partir da definição de vazão como sendo a quantidade de volume ou massa que escoa através de uma seção por unidade de tempo, podendo ser separada entre dois tipos de vazão: a Vazão Mássica e a Vazão Volumétrica.

Depois de descrita a sua definição, as suas aplicações para medição de vazão são diversas. Indo desde simples hidrômetros residenciais e marcadores de combustíveis em veículos até medição de gases e combustíveis na indústria – falando exclusivamente do ambiente industrial, a vazão é considerada a terceira grandeza que mais se é medida nos seus processos.

Seu cálculo e medição podem sofrer variações devido a alguns fatores, como:
• O tipo do fluído;
• Condutividade elétrica e transparência;
• Custos e espaço físico disponível;
• Diferentes condições termodinâmicas.

Além das variações na medição e no cálculo descritos acima, uma boa calibração do instrumento de medição também tem vital importância para um bom cálculo da vazão do sistema. A calibração desse instrumento passa por analises dos padrões de volume ou massa (a depender do tipo de vazão) e tempo.

Leia também: MANUTENÇÃO PREVENTIVA – POR QUE REALIZAR EM INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO?


Avaliação do Cálculo de Vazão

Para se avaliar uma melhor medição de vazão e também um cálculo de vazão correto, primeiramente deve-se entender a aplicação em que se irá fazer o cálculo de vazão. O fluido que se irá medir e controlar, além das suas condições de temperatura e pressão e as condições ambientais que cercam o processo.

Outro ponto importante é sobre a confiabilidade dos dados e dos valores medidos, contando com um índice de certeza satisfatório para um bom resultado e que seja confiável para a utilização na empresa.

Alguns erros podem ser muito custosos para empresas em todos os ramos de atuação. Um exemplo bastante importante é o do gasoduto Brasil-Bolívia, que transporta gás natural da Bolívia até São Paulo. A partir dos cálculos de vazão e de volume do fluido transportado através desse gasoduto, tem-se uma estimativa de que o erro de cálculo de 1% pode impactar uma quantia de até U$100.000 ao dia, para lucro ou prejuízo indevido de algum dos países.

Para evitar perdas e gastos desnecessários com o cálculo de vazão incorreto, deve-se sempre prezar pela excelência e pela qualidade nessa área de atuação.

É desse modo que se destaca a TechnoFlow, empresa especializada na área de Calibração e Medição de Vazão, com foco nas área de instrumentação e automação industrial.

É importante ter um parceiro com capacidade e competência. Para saber mais sobre como a TechnoFlow pode te ajudar em soluções em Vazão, solicite um diagnóstico com nosso time de colaboradores!

Entre em contato conosco!